Pular para o conteúdo principal

Os Bombeiros visitaram a nossa instituição!



No desenvolvimento de actividades da Creche e Jardim-de-infância para o ano lectivo 2008/2009, julgámos pertinente abordar temas associados à vida comunitária, social e familiar. Assim sendo, havendo crianças que frequentam as nossas respostas sociais cujos pais desempenham funções em algumas entidades do nosso concelho, como é o caso dos bombeiros, pensámos em convidar as mesmas a darem-se a conhecer às nossas crianças.
Tendo aceite o nosso convite, alguns elementos da corporação dos Bombeiros Municipais de Abrantes vieram mostrar ás nossas crianças algumas viaturas utilizadas na sua profissão.
Vieram logo pela manhã e fizeram-se ouvir à distância. O soar das sirenes tinha duplo efeito junto das crianças da creche e jardim-de-infância, gerando medo nuns e euforia noutros. Sabendo que o Bombeiro é um profissional muito admirado pelas crianças, não foi difícil captar as atenções dos pequenos curiosos que, embora por vezes com algum receio, não esconderam o brilho no olhar que lhes fazia transparecer um misto de alegria, espanto e fantasia.
De início, os “soldados da paz” mostraram a viatura de desencarceramento e todos os acessórios de trabalho que dela fazem parte. Durante a mostra dos acessórios de desencarceramento, um Bombeiro mostrou como funcionava o extintor de combate ao incêndio em automóveis, deixando as crianças boquiabertas, pois a matéria extraída do extintor fazia parecer neve. Apresentada a viatura de desencarceramento, as crianças subiram para dentro dela e deram um pequeno passeio na Rua do Casal, accionando as sirenes e dizendo algumas palavras ao altifalante da viatura.
Com os ânimos em alta, as crianças viram chegar mais uma viatura da corporação, a ambulância. Esta viatura, muito diferente daquela que havia sido mostrada, provocou alguns receios nalgumas crianças. O associar da ambulância ao transporte de pessoas doentes e socorro de outras, levou a que algumas crianças mostrassem hesitação ao conhecer a viatura por dentro e até subir para dentro da mesma. No entanto, os mais desinibidos e corajosos depressa “invadiram” o interior da ambulância e fizeram mil perguntas aos Bombeiros que se mostraram, desde o inicio, muito prestáveis para esclarecer todas as dúvidas das crianças. Sem mais questões a colocar, seguiu-se mais uma “voltinha” na ambulância, com direito a sirenes ligadas e tudo!
Desde já, o nosso agradecimento aos Bombeiros Municipais de Abrantes, pela disponibilidade e simpatia com que trataram as nossas crianças.




Postagens mais visitadas deste blog

"Quem quer quentes e boas, quentinhas...."

O nosso magusto. Uma atividade intergeracional, uma tarde diferente para todos. Mais uma vez ressalvamos que as tradições devem ser mantidas, acolhendo as gerações futuras, obtendo o seu contributo e valorizando os costumes antigos reveladores da identidade sócio cultural de cada população ou grupo.
    A animar a festa, contámos com a boa vontade dos senhores, Joaquim Fontinha e Joaquim Sousa, que musicalmente alegraram os presentes. Um agradecimento especial a eles, por toda a disponibilidade em participar nas várias atividades de animação, ao longo do ano.







Grupo de cantares - Os nossos ensaios

* residentes erpi

Preparação da decoração de Natal

Já está em curso a preparação da decoração de Natal para as respostas sociais de centro de dia e lar. Os utentes\residentes estão empenhados nesta atividade. Postamos algumas fotografias que mostram bem a dedicação que os intervenientes têm aplicado.



















.