Pular para o conteúdo principal

VIII Semana Sénior - Centro Social do Pego

    Realizou-se entre os dias 11 a 15 de Abril de 2016, a oitava edição da Semana Sénior. Este é um evento que tem conseguido, de alguma forma, dar alguma identidade à instituição, no que respeita às dinâmicas de atuação da Animação Sóciocultural.
    Numa semana que contou com atividades diárias de maior dimensão, muitos foram os idosos que se sentiram mais ativos e colaborantes. 




     No entanto, para trazer algo de novo ao evento, ao invés de convidarmos outras IPSS do concelho a participar nesta semana de atividades, lançámos o desafio aos idosos de poder ter um dia dedicado a atividades com as crianças do jardim de infância deste centro social. Obviamente que o desafio foi desde logo aceite. Entre atividades no centro de dia, no lar e no jardim de infância, foi possível rentabilizar a proximidade das infraestruturas e potenciar novas formas de atuação junto desta população.




    Numa primeira abordagem, as crianças do jardim de infância fizeram uma aula de animação desportiva junto da população mais idosa  e mostraram alguns exercícios que deixaram os mais velhos incrédulos com as suas "habilidades". 





    No jardim de infância alguns idosos contaram histórias ás crianças, ensinaram alguns jogos tradicionais de quando eram crianças e testemunharam modos de vida que são "pérolas preciosas ornamentando os colares da juventude". 





    No final desde encontro, as crianças ensinaram aos idosos algumas canções do cancioneiro infantil, enquanto que na faixa etária de mais idade também se cantarolaram cantigas de outros tempos. 



                                                                     (em atualização)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quem quer quentes e boas, quentinhas...."

O nosso magusto. Uma atividade intergeracional, uma tarde diferente para todos. Mais uma vez ressalvamos que as tradições devem ser mantidas, acolhendo as gerações futuras, obtendo o seu contributo e valorizando os costumes antigos reveladores da identidade sócio cultural de cada população ou grupo.
    A animar a festa, contámos com a boa vontade dos senhores, Joaquim Fontinha e Joaquim Sousa, que musicalmente alegraram os presentes. Um agradecimento especial a eles, por toda a disponibilidade em participar nas várias atividades de animação, ao longo do ano.







Grupo de cantares - Os nossos ensaios

* residentes erpi

Preparação da decoração de Natal

Já está em curso a preparação da decoração de Natal para as respostas sociais de centro de dia e lar. Os utentes\residentes estão empenhados nesta atividade. Postamos algumas fotografias que mostram bem a dedicação que os intervenientes têm aplicado.



















.