Pular para o conteúdo principal

"As bolsas" das nossas freguesias


O centro social do Pego propôs ás suas idosas a confecção de bolsas bordadas á mão, alusivas ás 19 freguesias do nosso concelho.


Assim que a actividade foi apresentada, as nossas utentes aceitaram desde logo este desafio. Falamos em desafio na medida em que esta iniciativa teve 5 fases distintas, todas com muita importância. Passamos a enuncias as fases principais deste trabalho:


1– Talhar as bolsas em pano branco;
2– Pesquisa, na biblioteca da freguesia, os aspectos mais específicos característicos de cada freguesia;
3– Analisar os resultados da pesquisa e definir quais as características mais importantes para figurarem nas bolsas;
4– Bordar os motivos nas bolsas;
5– Elaborar versos alusivos ás 19 freguesias;
6– Apresentar o produto final numa rádio do concelho



Como podem observar pelas fases anteriormente descritas, esta foi uma actividade com vários momentos importantes e que devem ser tidos em consideração para eventual repetição futura. A importância da realização deste tipo de actividades é que as mesmas devem objectivar outras necessidades que não sejam somente a satisfação imediata de determinadas vontades do idoso, ou a actividade que meramente se destina a ocupar os tempos livres.

Postagens mais visitadas deste blog

"Quem quer quentes e boas, quentinhas...."

O nosso magusto. Uma atividade intergeracional, uma tarde diferente para todos. Mais uma vez ressalvamos que as tradições devem ser mantidas, acolhendo as gerações futuras, obtendo o seu contributo e valorizando os costumes antigos reveladores da identidade sócio cultural de cada população ou grupo.
    A animar a festa, contámos com a boa vontade dos senhores, Joaquim Fontinha e Joaquim Sousa, que musicalmente alegraram os presentes. Um agradecimento especial a eles, por toda a disponibilidade em participar nas várias atividades de animação, ao longo do ano.







Grupo de cantares - Os nossos ensaios

* residentes erpi

Preparação da decoração de Natal

Já está em curso a preparação da decoração de Natal para as respostas sociais de centro de dia e lar. Os utentes\residentes estão empenhados nesta atividade. Postamos algumas fotografias que mostram bem a dedicação que os intervenientes têm aplicado.



















.