Pular para o conteúdo principal

1ª SEMANA SÈNIOR C.S.PEGO



O Centro Social do Pego, entre os dias 19 e 23 de Abril, organizou uma semana de actividades dedicadas somente aos utentes idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Abrantes. Aliar a actividade física, o treino da memória, o convívio e o contacto com a Natureza, foram os principais objectivos desta semana dedicada ao idoso.
Este evento movimentou cerca de 115 idosos, em actividades de ar livre realizadas em espaços exteriores ás instituições.
Participaram nesta iniciativa 6 Instituições Particulares de Solidariedade Social, de diferentes freguesias a saber: Alferrarede, São Miguel do Rio Torto, Rossio ao Sul do Tejo, Alvega, Mouriscas, Tramagal e Pego.
Cada dia da semana pressupunha uma actividade e convidados diferentes. Os idosos da entidade organizadora participaram em todas as actividades. Passaremos a descrever mais detalhadamente cada dia da semana sénior, nas páginas seguintes.
Texto: Fábio Pires (Técnico Superior de AESC)

Com o aparecimento dos primeiros dias de primavera, como se de autênticas telas se tratassem, as inúmeras flores, árvores e plantas serviram de cenário ao primeiro dia de actividades da semana sénior. A animação desportiva foi o tema desta tarde, sempre conjugado com o ar puro que se respirou no jardim do castelo, inteiramente propício a este tipo de actividades.
Local: Jardim do Castelo
Público Alvo: Utentes do centro de dia de Pego, Rossio ao Sul do Tejo e São Miguel do Rio Torto.




Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Terça Feira - Música no Parque

Música no Parque foi a segunda actividade da semana e teve lugar no parque urbano de São Lourenço. Nesta actividade participaram os utentes dos centro de dia do Pego e de Alvega, num total de cerca de 30 idosos.
A actividade aliou a música com a natureza , num ambiente envolvente bastante propício à prática desta actividade. Começou-se por mostrar aos idosos alguns instrumentos musicais, identificando-se o nome da cada um e o material do qual foram feitos, seguiu-se o treino de ritmos e compassos essenciais à pratica rítmica musical. Explicadas e consolidadas de uma forma muito simples estas bases musicais, iniciámos o exercício de algumas músicas tradicionais portuguesas. Todos tocaram e cantaram, acompanhados pelo som do acordeon, tocado pelo técnico de Animação. Relembre-se que o acordeon para estas faixas etárias é um instrumento de excelência, provoca muito entusiasmo e aviva muitas recordações.
No final, passeámos um pouco no parque e lanchámos em convívio para terminar a tarde da melhor forma.



Uploaded with ImageShack.us

Quarta Feira - Pintura ao Ar Livre



Uploaded with ImageShack.us

Quinta Feira - Caminhando com o Tejo

Local: Áquapolis Norte. Público alvo: Idosos centros de dia de Pego e Mouriscas
Quinta Feira foi dia de recordar outros tempos, outros anos em que o Tejo foi um importantíssimo meio de actividades económicas, principalmente para as freguesias ribeirinhas. É claro que, com o evoluir dos tempos, tudo mudou e aquele rio sempre com grande afluência de pequenas embarcações já não é o mesmo. No entanto há coisas que não partiram, estamos a falar de todas as memórias, sentimentos e emoções vividas por muitos dos nossos conterrâneos.
Para poderem recordar, de uma forma calma e tranquila, todos os tempos de “glória” do Tejo, nada melhor que vir até ele e com todo o tempo do mundo, olhá-lo, caminhar com ele e deixar-se levar por todas as emoções que pudessem surgir. E foi isso que aconteceu, esta actividade tinha como principal objectivo, recordar memórias juntamente com a promoção da actividade física, para que esta simples caminhada se tornasse num momento único e especial para os nossos utentes.
Mas, também se realizaram alguns jogos de treino da memória, para treinar o raciocínio e a memória sensorial através do tacto.
No final, alguns dos utentes fizeram uso aos equipamentos de ginástica suave que se encontram no local. E como já é comum em todas as actividades, o lanche convívio deu o mote para o final deste dia de actividades junto ao rio Tejo.



Uploaded with ImageShack.us

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quem quer quentes e boas, quentinhas...."

O nosso magusto. Uma atividade intergeracional, uma tarde diferente para todos. Mais uma vez ressalvamos que as tradições devem ser mantidas, acolhendo as gerações futuras, obtendo o seu contributo e valorizando os costumes antigos reveladores da identidade sócio cultural de cada população ou grupo.
    A animar a festa, contámos com a boa vontade dos senhores, Joaquim Fontinha e Joaquim Sousa, que musicalmente alegraram os presentes. Um agradecimento especial a eles, por toda a disponibilidade em participar nas várias atividades de animação, ao longo do ano.







Grupo de cantares - Os nossos ensaios

* residentes erpi

Preparação da decoração de Natal

Já está em curso a preparação da decoração de Natal para as respostas sociais de centro de dia e lar. Os utentes\residentes estão empenhados nesta atividade. Postamos algumas fotografias que mostram bem a dedicação que os intervenientes têm aplicado.



















.