Pular para o conteúdo principal

Centro de dia - Debate de Notícias


Notícia: Gripe A - Número de doentes estimados duplicou na última semana.

Número de doentes estimados praticamente duplicou na última semana, mas o director-geral da Saúde considera que não é certo que estejamos "perante uma fase de aceleração" em direcção ao pico da primeira onda da epidemia
Na última semana, até domingo, foram diagnosticados 2879 novos doentes com gripe em Portugal. Embora apenas 380 tenham recebido confirmação laboratorial de que se tratava do vírus H1N1, as autoridades estimam que quase todos sejam de gripe A, uma vez que ainda não há outras estirpes de vírus a circular. Ou seja, o País regista um total acumulado de 2624 casos confirmados, mas se somarmos os estimados, estamos perante uma duplicação do número de doentes em apenas oito dias.
"É possível que haja um ou outro caso, entre esses 2879, que seja de gripe comum, porque já não testamos todos, mas estimamos que a quase totalidade tenha sido infectada pelo novo vírus", explicou ao DN a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas.
O que significa que a pandemia continua a espalhar-se pelo País, embora dentro do ritmo esperado pela Direcção-Geral de Saúde. Segundo o director-geral, Francisco George, apesar do aumento, "não estamos ainda perante uma fase de aceleração", em direcção a um pico pandémico.

in: www.dn.sapo.pt

Opinião dos Idosos:

Segundo os participantes neste debate, a assunto gripe A deixa-os um pouco ansiosos e com alguns receios. Mas, o que os preocupa realmente, é o facto de terem algumas doenças crónicas que, com o vírus H1N1 podem complicar-se. Enquanto alguns se mostram mais preocupados, outros tentam tranquilizar os ânimos com pensamento positivo do tipo: “temos de ser cautelosos e ter algum cuidado, principalmente a nível de higiene mas, o que tiver de vir virá!”
Muito atentos à actualidade e às notícias diárias, os nossos utentes também referiram neste debate que algumas pessoas não tomam as devidas precauções nem evitam situações que, de alguma forma, lhes podem causar perigo e a quem as rodeia, como é o caso das viagens ao estrangeiro. Alguns, chegaram mesmo a afirmar que às vezes parece que os interesses lúdicos se sobrepõem á saúde e ao bem-estar do indivíduo.

Postagens mais visitadas deste blog

"Quem quer quentes e boas, quentinhas...."

O nosso magusto. Uma atividade intergeracional, uma tarde diferente para todos. Mais uma vez ressalvamos que as tradições devem ser mantidas, acolhendo as gerações futuras, obtendo o seu contributo e valorizando os costumes antigos reveladores da identidade sócio cultural de cada população ou grupo.
    A animar a festa, contámos com a boa vontade dos senhores, Joaquim Fontinha e Joaquim Sousa, que musicalmente alegraram os presentes. Um agradecimento especial a eles, por toda a disponibilidade em participar nas várias atividades de animação, ao longo do ano.







Grupo de cantares - Os nossos ensaios

* residentes erpi

Preparação da decoração de Natal

Já está em curso a preparação da decoração de Natal para as respostas sociais de centro de dia e lar. Os utentes\residentes estão empenhados nesta atividade. Postamos algumas fotografias que mostram bem a dedicação que os intervenientes têm aplicado.



















.