Pular para o conteúdo principal

Crónica do Mês - Por: Tomás das Neves


As Estações do Ano - Do presente para o passado.



A primavera é a estação do ano mais bonita. Enchem-se os campos de flores, as árvores começam a florir para dar os frutos que muito apreciamos. No verão, as temperaturas são favoráveis para a produção agrícola mas, antigamente viam-se os campos todos cultivados, semeados com grandes cearas de milho, trigo e outros cereais. Nós, hoje já idosos, tínhamos gosto em ver os campos todos cultivados e bem tratados, havia sempre que fazer e os agricultores tinham sempre trabalho. Chegado o Outono, temos o gelo que tem prejudicado a agricultura. Com o inverno vem o frio e a chuva, que embora faça falta ao mundo, muito nos prejudica nesta idade que já temos.


Quanto ás temperaturas que se fazem sentir, antigamente elas eram mais regulares e não mudavam com tanta frequência. Chovia muito mas com regularidade. Agora o nosso corpo não tem tempo para se adaptar ás mudanças rápidas de temperatura.

Postagens mais visitadas deste blog

"Quem quer quentes e boas, quentinhas...."

O nosso magusto. Uma atividade intergeracional, uma tarde diferente para todos. Mais uma vez ressalvamos que as tradições devem ser mantidas, acolhendo as gerações futuras, obtendo o seu contributo e valorizando os costumes antigos reveladores da identidade sócio cultural de cada população ou grupo.
    A animar a festa, contámos com a boa vontade dos senhores, Joaquim Fontinha e Joaquim Sousa, que musicalmente alegraram os presentes. Um agradecimento especial a eles, por toda a disponibilidade em participar nas várias atividades de animação, ao longo do ano.







Grupo de cantares - Os nossos ensaios

* residentes erpi

Preparação da decoração de Natal

Já está em curso a preparação da decoração de Natal para as respostas sociais de centro de dia e lar. Os utentes\residentes estão empenhados nesta atividade. Postamos algumas fotografias que mostram bem a dedicação que os intervenientes têm aplicado.



















.