sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Crónica do Mês - Por: Tomás das Neves


As Estações do Ano - Do presente para o passado.



A primavera é a estação do ano mais bonita. Enchem-se os campos de flores, as árvores começam a florir para dar os frutos que muito apreciamos. No verão, as temperaturas são favoráveis para a produção agrícola mas, antigamente viam-se os campos todos cultivados, semeados com grandes cearas de milho, trigo e outros cereais. Nós, hoje já idosos, tínhamos gosto em ver os campos todos cultivados e bem tratados, havia sempre que fazer e os agricultores tinham sempre trabalho. Chegado o Outono, temos o gelo que tem prejudicado a agricultura. Com o inverno vem o frio e a chuva, que embora faça falta ao mundo, muito nos prejudica nesta idade que já temos.


Quanto ás temperaturas que se fazem sentir, antigamente elas eram mais regulares e não mudavam com tanta frequência. Chovia muito mas com regularidade. Agora o nosso corpo não tem tempo para se adaptar ás mudanças rápidas de temperatura.

Carnaval 2018 - da preparação ao dia da festa

    Este ano, fizemos o entrudo com Reis e Rainhas. Era assim que se dizia, era assim que se fazia. Brincava-se ao entrudo. Da arca da roup...