sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Animação Sócio Cultural - Actividades de linguagem na criança

Logo após o seu nascimento a criança tenta intencionalmente comunicar com as pessoas que estão em seu redor. Obviamente, que esta comunicação verbal e não verbal embora limitada, surge em consequência da necessidade que a criança tem de ver satisfeitas todas as suas necessidades.
O bebé começa a criar laços comunicativos com as pessoas que cuidam dele. Reage a determinadas vozes, ao contorno do rosto da pessoa que cuida dele, ás diferentes entoações de voz, aos gestos, enfim, o bebé pode interpretar facilmente determinadas acções humanas e responder ás mesmas gesticulando, sorrindo, chorando ou acompanhando com o olhar, etc.
(...)Visto a escola, ser um dos principais, senão mesmo o principal agente de socialização da criança, cabe ás instituições escolares e nomeadamente aos seus técnicos, trabalhar para uma integração precoce da criança na sociedade. A essa integração diz também respeito a aprendizagem linguística e todo o seu processo comunicativo. Deste modo, a educadora e a técnica auxiliar devem promover o diálogo entre o seu grupo de crianças.

Texto: Fábio Pires (Técnico Superior de Animação Educativa e Sócio Cultural).

Nota: Veja o artigo completo no nosso boletim On Line.

Carnaval 2018 - da preparação ao dia da festa

    Este ano, fizemos o entrudo com Reis e Rainhas. Era assim que se dizia, era assim que se fazia. Brincava-se ao entrudo. Da arca da roup...