Pular para o conteúdo principal

Animação Sócio Cultural - Actividades de linguagem na criança

Logo após o seu nascimento a criança tenta intencionalmente comunicar com as pessoas que estão em seu redor. Obviamente, que esta comunicação verbal e não verbal embora limitada, surge em consequência da necessidade que a criança tem de ver satisfeitas todas as suas necessidades.
O bebé começa a criar laços comunicativos com as pessoas que cuidam dele. Reage a determinadas vozes, ao contorno do rosto da pessoa que cuida dele, ás diferentes entoações de voz, aos gestos, enfim, o bebé pode interpretar facilmente determinadas acções humanas e responder ás mesmas gesticulando, sorrindo, chorando ou acompanhando com o olhar, etc.
(...)Visto a escola, ser um dos principais, senão mesmo o principal agente de socialização da criança, cabe ás instituições escolares e nomeadamente aos seus técnicos, trabalhar para uma integração precoce da criança na sociedade. A essa integração diz também respeito a aprendizagem linguística e todo o seu processo comunicativo. Deste modo, a educadora e a técnica auxiliar devem promover o diálogo entre o seu grupo de crianças.

Texto: Fábio Pires (Técnico Superior de Animação Educativa e Sócio Cultural).

Nota: Veja o artigo completo no nosso boletim On Line.

Postagens mais visitadas deste blog

"Quem quer quentes e boas, quentinhas...."

O nosso magusto. Uma atividade intergeracional, uma tarde diferente para todos. Mais uma vez ressalvamos que as tradições devem ser mantidas, acolhendo as gerações futuras, obtendo o seu contributo e valorizando os costumes antigos reveladores da identidade sócio cultural de cada população ou grupo.
    A animar a festa, contámos com a boa vontade dos senhores, Joaquim Fontinha e Joaquim Sousa, que musicalmente alegraram os presentes. Um agradecimento especial a eles, por toda a disponibilidade em participar nas várias atividades de animação, ao longo do ano.







Grupo de cantares - Os nossos ensaios

* residentes erpi

Preparação da decoração de Natal

Já está em curso a preparação da decoração de Natal para as respostas sociais de centro de dia e lar. Os utentes\residentes estão empenhados nesta atividade. Postamos algumas fotografias que mostram bem a dedicação que os intervenientes têm aplicado.



















.