segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Centro de dia - Debate de Notícias


Notícia: Gripe A - Número de doentes estimados duplicou na última semana.

Número de doentes estimados praticamente duplicou na última semana, mas o director-geral da Saúde considera que não é certo que estejamos "perante uma fase de aceleração" em direcção ao pico da primeira onda da epidemia
Na última semana, até domingo, foram diagnosticados 2879 novos doentes com gripe em Portugal. Embora apenas 380 tenham recebido confirmação laboratorial de que se tratava do vírus H1N1, as autoridades estimam que quase todos sejam de gripe A, uma vez que ainda não há outras estirpes de vírus a circular. Ou seja, o País regista um total acumulado de 2624 casos confirmados, mas se somarmos os estimados, estamos perante uma duplicação do número de doentes em apenas oito dias.
"É possível que haja um ou outro caso, entre esses 2879, que seja de gripe comum, porque já não testamos todos, mas estimamos que a quase totalidade tenha sido infectada pelo novo vírus", explicou ao DN a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas.
O que significa que a pandemia continua a espalhar-se pelo País, embora dentro do ritmo esperado pela Direcção-Geral de Saúde. Segundo o director-geral, Francisco George, apesar do aumento, "não estamos ainda perante uma fase de aceleração", em direcção a um pico pandémico.

in: www.dn.sapo.pt

Opinião dos Idosos:

Segundo os participantes neste debate, a assunto gripe A deixa-os um pouco ansiosos e com alguns receios. Mas, o que os preocupa realmente, é o facto de terem algumas doenças crónicas que, com o vírus H1N1 podem complicar-se. Enquanto alguns se mostram mais preocupados, outros tentam tranquilizar os ânimos com pensamento positivo do tipo: “temos de ser cautelosos e ter algum cuidado, principalmente a nível de higiene mas, o que tiver de vir virá!”
Muito atentos à actualidade e às notícias diárias, os nossos utentes também referiram neste debate que algumas pessoas não tomam as devidas precauções nem evitam situações que, de alguma forma, lhes podem causar perigo e a quem as rodeia, como é o caso das viagens ao estrangeiro. Alguns, chegaram mesmo a afirmar que às vezes parece que os interesses lúdicos se sobrepõem á saúde e ao bem-estar do indivíduo.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Associação Juventude Amiga veio ao centro de dia


No passado dia 20 de Agosto a associação Juventude Amiga, formada por alguns jovens do concelho, vieram ao centro de dia realizar uma actividade de pintura em tela, com os utentes seniores.
Já no local, o técnico de animação do Centro Social do Pego direccionou os membros da associação Juventude Amiga para a sala de actividades, onde fez uma breve apresentação dos mesmos aos idosos e explicou o motivo da sua visita.
Segundo a Juventude Amiga, esta actividade pressupunha que, cada idoso desenhasse uma mão na tela e a pintasse a seu gosto. Foi também pintada uma tela com o tema: histórias de vida.
O resultado final foi muito positivo e todos os participantes gostaram da iniciativa.

Creche e Jardim de Infância - Ano lectivo 2009/2010


Fazendo um balanço do ano lectivo passado, podemos dizer que as actividades resultaram, criaram-se novos métodos de trabalho, abriram-se novos horizontes, concederam-se novas possibilidades e experiências, dotaram-se as crianças com outras capacidades e, acima de tudo, geraram-se emoções, sentimentos e sorrisos.
É de notar que, a actividade que aos olhos do adulto pode ser a mais insignificante, para os mais pequenos é aquela que mais frutos pode dar, que mais importante se pode tornar. Temos verificado isso no decorrer das actividades. Neste momento, continuam a ser as sessões de Animação Musical, que fazem mais furor entre as crianças. Desde o conhecer alguns dos instrumentos musicais de sala de aula, até à audição e interpretação de músicas infantis de carácter popular, ao conhecimento das sete notas musicais existentes na pauta, enfim, tudo é motivo para que a curiosidade dos mais pequenos fique ao rubro.
Com apenas 3 semanas de implementação e execução, as novas actividades têm já muitos adeptos e prometem satisfazer as mentes mais curiosas e não só.
Para este ano lectivo, a sala de Berçário também tem novidades. Todas as sextas -feiras pelas 10h.30m se podem ouvir os “Sons da Manhã”, nome dado à actividade que enche de música a sala dos mais pequeninos. Nesta actividade o técnico de animação começa por tocar músicas suaves e calmas, de forma a promover a estimulação auditiva e o relaxamento. Posteriormente, procura-se através de músicas mais “animadas”, desinibir e promover a interacção social entre o técnico e as crianças

Carnaval 2018 - da preparação ao dia da festa

    Este ano, fizemos o entrudo com Reis e Rainhas. Era assim que se dizia, era assim que se fazia. Brincava-se ao entrudo. Da arca da roup...