Pular para o conteúdo principal

Reportagem " Semana Sénior 2014"

    Teve lugar entre os dias 16 e 20 de Junho de 2014, pelo quinto ano consecutivo, a Semana Sénior. Uma semana repleta de atividades direccionadas para os utentes do centro de dia. Porque o convívio em si já é por si só um acto importantíssimo para combater a solidão e tantos outros problemas que afetam o quotidiano das gerações mais velhas, convidámos outros utentes de outros centros de dia da região.
    No final de cada dia houve um lanche nas instalações do Centro Social do Pego, para todos os intervenientes neste evento. Como também já foi referido no texto introdutório do evento, todas as atividades foram de cariz musical. Através da musica trabalharam-se várias componentes sócio culturais que são muito importantes para ir permitindo ao idoso que não se sinta esquecido, desmotivado e deslocado socialmente. Sem ser perceptível no momento, todas estas atividades serviram de meio para atingir uns determinados objetivos, sempre na mente de quem trabalha diariamente com idosos. Atenuar e atrasar o processo natural de envelhecimento são alguns desses objetivos. 

     O terceiro dia de atividades foi o mais emocionante, pois tivémos a participação dos utentes da sala laranja do jardim de infãncia, que muito abrilhantaram o evento. As crianças interpretaram canções e apresentaram alguns arranjos musicais só a nível instrumental. Posteriormente cada criança escolheu  um idoso e a par com ele tocaram instrumentos musicais. Foi muito engraçado e os idosos ficaram radiantes com esta iniciativa. 

     O dia do encerramento da Semana Sénior era aguardado com grande expetativa, a tarde de fados era a "cereja no topo do bolo". No entanto, por motivos de força maior, tivemos que cancelar as atividades deste dia. A reposição de todo o programa festivo deste último dia será brevemente feita. 

    Fiquem com algumas fotos do evento, também como um pequeno video exemplificativo do que foi, segundo os utentes, o melhor dia da Semana Sénior. 
Até breve.







   











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quem quer quentes e boas, quentinhas...."

O nosso magusto. Uma atividade intergeracional, uma tarde diferente para todos. Mais uma vez ressalvamos que as tradições devem ser mantidas, acolhendo as gerações futuras, obtendo o seu contributo e valorizando os costumes antigos reveladores da identidade sócio cultural de cada população ou grupo.
    A animar a festa, contámos com a boa vontade dos senhores, Joaquim Fontinha e Joaquim Sousa, que musicalmente alegraram os presentes. Um agradecimento especial a eles, por toda a disponibilidade em participar nas várias atividades de animação, ao longo do ano.







Grupo de cantares - Os nossos ensaios

* residentes erpi

Preparação da decoração de Natal

Já está em curso a preparação da decoração de Natal para as respostas sociais de centro de dia e lar. Os utentes\residentes estão empenhados nesta atividade. Postamos algumas fotografias que mostram bem a dedicação que os intervenientes têm aplicado.



















.