segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Festa de final de ano lectivo

Realizou-se no passado dia 17 de Julho de 2009, a festa de final de ano lectivo da creche e jardim de infância.
Tal como em anos anteriores, a alegria e boa disposição reinaram durante toda a festa. No entanto, o espaço em que a festa se realizou foi diferente, ao invés da utilização da sala polivalente, rentabilizou-se o espaço exterior do edifício da creche e jardim de infância.
Tentando minimizar o calor que se fazia sentir, montaram-se algumas tendas de jardim para que o público pudesse apreciar a festa da melhor maneira.
Peças de teatro, rapsódias, marchas populares, danças e canções foram as apresentações dos anfitriões da festa.

Aula de Pilates


No passado dia 25 de Junho, alguns dos nossos utentes participaram numa aula de pilates, a convite do Centro Social de Alferrarede. Esta aula teve lugar no parque Urbano de São Lourenço.
Esta sessão foi realizada por uma professora de Pilates que orientou os utentes ao longo dos exercícios.
A correcta realização dos exercícios, impunha que os utentes estivessem descalços e conseguissem autonomia para deitar e levantar do chão. Foram exercícios “novos” para os idosos, o que os fez ficar um pouco reticentes no início, mas também, conforme o tempo foi passando, o empenho e o entusiasmo foram factores presentes.
No final todos se mostraram contentes por terem participado nesta actividade que, foi novidade para todos.

Psicologia - Ingredientes essências à satisfação conjugal

O casamento e a vida conjugal, quando vividos com satisfação, são das fontes mais importantes de bem-estar; para muitos, mais ainda do que o sucesso profissional e os bens materiais. Pelo contrário, as pessoas que não estão felizes com o seu casamento, apresentam, uma maior vulnerabilidade a problemas de saúde física e emocional. É com bastante frequência, que a insatisfação conjugal desencadeia sentimentos depressivos, que se traduzem numa sensação de vazio e de desinteresse pela vida. Apesar da consciência da deterioração da qualidade da relação, muitas pessoas não reconhecem o seu contributo para essa insatisfação conjugal nem o seu papel na potencial alteração desta, existindo uma tendência para atribuírem toda a responsabilidade ao parceiro. Contudo, uma relação conjugal envolve sempre duas pessoas, sendo que o comportamento de um dos cônjuges influencia, inevitavelmente, o comportamento do outro. Assim sendo, ambos os companheiros são responsáveis por manter e enriquecer a sua relação, aumentando, desta forma, a satisfação com a mesma. Mas para isso, é necessário tempo e disponibilidade para a relação, para que possam ser criados e desenvolvidos os ingredientes essenciais a uma conjugalidade satisfatória e promotora de sentimentos de bem-estar e felicidade. Alguns desses ingredientes consistem no apoio emocional e na compreensão, isto é, na capacidade de escutar e estar atento aos sentimentos e às necessidades do outro. A pessoa necessita de se sentir compreendida, respeitada, valorizada e de sentir que o companheiro a apoia e se preocupa consigo. A partilha de sentimentos, opiniões e desejos, com o cônjuge é também um outro ingrediente que potencia um maior conhecimento, entendimento e confiança entre ambos. Para além destas componentes essenciais a uma relação conjugal satisfatória, é ainda muito importante que o casal tenha momentos de actividades realizadas em conjunto (ex. idas ao cinema, viagens a dois, prática de actividades desportivas em conjunto). Apesar de, por vezes, se tornarem difíceis de concretizar devido à sobrecarga do trabalho, das tarefas de casa e dos cuidados a prestar aos filhos, estes momentos a dois são imprescindíveis para fortalecer a relação e aumentar a proximidade e intimidade entre os cônjuges. Por último, a sexualidade é uma outra componente que deve ser alimentada e investida pelo casal na medida em que é essencial ao desenvolvimento do sentido do “nós” e à satisfação na vida conjugal! Lembre-se que esta depende não apenas do seu companheiro mas também de si!


Texto: Ana Filipa Pires (Psicóloga Clínica) - anafilipa.abt@gmail.com

Carnaval 2018 - da preparação ao dia da festa

    Este ano, fizemos o entrudo com Reis e Rainhas. Era assim que se dizia, era assim que se fazia. Brincava-se ao entrudo. Da arca da roup...