sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

12 Meses de Boletins



Já passaram 12 meses desde a 1ª edição do boletim mensal do Centro Social do Pego. Chegou então a altura de fazermos um balanço geral do que foram estes 12 meses a escrever notícias e a relatar eventos relacionados com o centro social, entre outras temáticas.


As expectativas eram muitas em relação á edição do primeiro boletim do Centro Social do Pego e, foi precisamente num almoço convívio, em Dezembro de 2007, que distribuímos a nossa primeira edição. Tanto os convidados como os habituais participantes no almoço ficaram um pouco surpreendidos com tal iniciativa. Era de facto importante começar a relatar alguns eventos que se iam passando no centro social, dar a conhecer ás pessoas as nossas iniciativas, tanto em valência de creche, atl e centro de dia. Certo é que, aquela primeira edição, foi ponto de partida para muitas outras sempre com o objectivo de mostrar um pouco mais o que é o Centro Social do Pego.


Durante este ano foram muitos os assuntos relatados, contudo, esse trabalho foi mais direccionado para o centro de dia, visto que é a valência que tem mais necessidade de envolver os seus utentes com o funcionamento da instituição, logo, o boletim em si acaba por ser uma forma de relatar os eventos e actividades em que os utentes desta valência vão participando. Para este ano de 2009 procuraremos implementar de mais artigos, assuntos ou actividades relacionadas com as respostas sociais direccionadas para a infância.

Crónica do Mês - Por: Tomás das Neves


As Estações do Ano - Do presente para o passado.



A primavera é a estação do ano mais bonita. Enchem-se os campos de flores, as árvores começam a florir para dar os frutos que muito apreciamos. No verão, as temperaturas são favoráveis para a produção agrícola mas, antigamente viam-se os campos todos cultivados, semeados com grandes cearas de milho, trigo e outros cereais. Nós, hoje já idosos, tínhamos gosto em ver os campos todos cultivados e bem tratados, havia sempre que fazer e os agricultores tinham sempre trabalho. Chegado o Outono, temos o gelo que tem prejudicado a agricultura. Com o inverno vem o frio e a chuva, que embora faça falta ao mundo, muito nos prejudica nesta idade que já temos.


Quanto ás temperaturas que se fazem sentir, antigamente elas eram mais regulares e não mudavam com tanta frequência. Chovia muito mas com regularidade. Agora o nosso corpo não tem tempo para se adaptar ás mudanças rápidas de temperatura.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Encontro de Tradição Oral


O centro social do Pego está a preparar um encontro de Tradição Oral, de forma a valorizar o património cultural e oral da população idosa. Cada utente é um livro cheio de histórias, muito particulares e todas escritas por uma experiência de vida sempre diferente de pessoa para pessoa. Lendas, contos, anedotas, adivinhas, etc, são todas elas partes integrantes de uma cultura que se tem vindo a perder e que, muitas das vezes, não há um registo escrito desta tradição oral, há sim uma memória e um registo mental de tudo isso.

Vamos então preparar este encontro que certamente irá agradar ao público idoso.

Comemoração das Janeiras - Rossio ao Sul do Tejo


Este novo ano começou da melhor forma no que diz respeito às actividades inter-institucionais. Ontem, dia 6 de Janeiro, encontraram-se no Centro Social e Interparoquial de Rossio ao Sul do Tejo, algumas instituições de apoio à 3ª idade. Como objectivos deste encontro tivemos a recolha das árvores de natal elaboradas pelos idosos e também a mostra de algumas participações alusivas às janeiras. Canções, poesia e teatrinhos foram as apresentações escolhidas pelas instituições participantes. Terminadas as colaborações, foi a vez de cada técnico de animação apresentar a árvore de natal da respectiva instituição e explicar o modo como esta foi elaborada.

Foi uma tarde muito animada, de convívio e boa disposição. Deu-se por terminada a "festa" com um lanche convívio entre utentes e funcionários.

Aqui vos deixamos a foto da árvore de natal elaborada por alguns utentes do centro social do Pego.

Carnaval 2018 - da preparação ao dia da festa

    Este ano, fizemos o entrudo com Reis e Rainhas. Era assim que se dizia, era assim que se fazia. Brincava-se ao entrudo. Da arca da roup...