segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Encontros Inter-Institucionais - Novas caminhadas para 2009


Já findaram os encontros mensais de jogos tradicionais entre as várias instituições de apoio aos idosos no concelho de Abrantes. Mas, não se dão por terminadas as actividades de animação inter-institucionais. Por vezes entre idosos, tem mais valor uma bela tarde de convívio e actividades em conjunto, do que qualquer outra actividade interna que possa existir num lar ou centro de dia.
Com o intuito, de promover o convívio e a interacção social e cultural entre a população idosa, o centro social do Pego tem feito convites a várias instituições do concelho de Abrantes, com o propósito de participar em actividades de animação sócio cultural, aliadas a todo um convívio indispensável para um melhor dia-a-dia da pessoa idosa.



Para 2009, muitas serão certamente as actividades conjuntas com outras instituições do concelho, trabalhando desta forma para um melhor quotidiano da pessoa idosa.

Alguns técnicos de animação e não só, têm vindo a reunir-se em prol da divulgação das práticas da Animação Sócio Cultural, planificando actividades conjuntas e procurando encontrar soluções para o exercício de actividades de animação sócio cultural nas instituições de apoio à 3ª idade. Ateliers, encontros temáticos e outro género de actividades irão preenceher muitas tardes de convívio e animação.

"As bolsas" das nossas freguesias


O centro social do Pego propôs ás suas idosas a confecção de bolsas bordadas á mão, alusivas ás 19 freguesias do nosso concelho.


Assim que a actividade foi apresentada, as nossas utentes aceitaram desde logo este desafio. Falamos em desafio na medida em que esta iniciativa teve 5 fases distintas, todas com muita importância. Passamos a enuncias as fases principais deste trabalho:


1– Talhar as bolsas em pano branco;
2– Pesquisa, na biblioteca da freguesia, os aspectos mais específicos característicos de cada freguesia;
3– Analisar os resultados da pesquisa e definir quais as características mais importantes para figurarem nas bolsas;
4– Bordar os motivos nas bolsas;
5– Elaborar versos alusivos ás 19 freguesias;
6– Apresentar o produto final numa rádio do concelho



Como podem observar pelas fases anteriormente descritas, esta foi uma actividade com vários momentos importantes e que devem ser tidos em consideração para eventual repetição futura. A importância da realização deste tipo de actividades é que as mesmas devem objectivar outras necessidades que não sejam somente a satisfação imediata de determinadas vontades do idoso, ou a actividade que meramente se destina a ocupar os tempos livres.

Troca de árvores de Natal


Decorreu,no passado dia 9 de Dezembro de 2008 uma troca de árvores de Natal, iniciativa do centro social do Pego, que mais uma vez apostou em actividades de animação sócio cultural de carácter inovador e inter-institucional.
O objectivo principal desta iniciativa é a planificação de actividades temáticas e originais que, possam ser levadas a cabo pelos utentes do centro de dia. As instituições de Pego, Alferrarede, Vale das mós, São Facundo, Bemposta, São Miguel do Rio Torto, Rossio ao Sul do Tejo, Alvega, Mouriscas e Tramagal, aderiram a esta iniciativa. Para construção do artefacto, poderiam ser utilizados quaisquer materiais.
Esta iniciativa pretendeu ir mais uma vez ao encontro dos utentes e de actividades abertas, dinâmicas e geradoras de motivação e auto-estima.
A nossa árvore foi construída em pasta de papel, a partir do aproveitamento e reciclagem do papel de cozinha usado, foi pintada às listas de verde e dourado com brilhantes e ficou exposta numa base de madeira envernizada. Outro dos objectivos desta iniciativa foi o aproveitamento da quadra natalícia, para realizar actividades diferentes que agucem a curiosidade intelectual assim como a preensão fina, fugindo às actividades típicas realizadas nesta época. Assim, não sendo possível a troca inter institucional de prendas, trocaram-se simbolicamente saberes e na prática, obras originais pensadas e executadas pelos utentes.

Carnaval 2018 - da preparação ao dia da festa

    Este ano, fizemos o entrudo com Reis e Rainhas. Era assim que se dizia, era assim que se fazia. Brincava-se ao entrudo. Da arca da roup...